Páginas

16 de ago. de 2011

Mozilla lança o Firefox 6

A versão 6 do navegador da Mozilla Foundation agora a coisa é oficial, com direito a link na "Home" e tudo mais. Lançado apenas oito semanas depois de sua versão anterior, o Firefox traz correções de bugs e melhorias na segurança e no sitema de sincronização, o Firefox Sync. Algumas APIs também ganharam suporte, tornando mais efetivo o funcionamento de alguns apps que rodam diretamente do browser, como games. Veja aqui a lista completa de modificações.



O navegador recebeu novas versões para Windows, Mac, Linux e Android. Testamos a versão para smartphones, e nesta área o Firefox ainda deixa muito a desejar, se comparado ao Dolphin ou navegador padrão do sistema. A interface é interessante, mas parece dever um pouco no "polimento", em contrapartida, os complementos e recursos como o Sync são interessantes. Flash? Nem com reza brava, em nosso teste com um Milestone 2.

Na versão para desktops, os usuários vão notar poucas mudanças visíveis, mostrando que os tempos de alterações profundas no design ficaram mesmo para algo entre o Firefox 3.6 e 4. A partir da quarta versão, o browser passou a ter um ciclo de atualização mais dinâmico, com uma nova versão prevista para cada seis semanas. Este é um modelo mais próximo do navegador Chrome, da Google, que vem ganhando rapidamente espaço no mercado.

Esta estratégia é criticada por alguns usuários, pois julgam que o ciclo de desenvolvimento utilizado no navegador da Google é mais adequado ao caso do Chrome, que é um browser relativamente novo. Com uma base de usuários mais antiga, muitos consideram que o ciclo do Firefox deve ser mais lento, para evitar incompatibilidades, especialmente com complementos desenvolvidos para as versões anteriores do browser da Mozilla. Os Add-ons são justamente um dos principais recursos do navegador, em sua disputa com o líder de mercado, Internet Explorer, e o terceiro colocado, o próprio Chrome.



Firefox

Nenhum comentário:

Postar um comentário